Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

De casal a pais: como manter o desejo com a chegada do primeiro filho

February 23, 2016

 

A transição da vida de casal para uma vida a três é um dos mais profundos desafios que um casal tem de enfrentar. Leva-se tempo, e ás vezes são em anos e não em semanas, para se adaptar a esta nova situação. Ter um bebê é uma revolução psicológica que muda a relação da pessoa com o mundo e com os relacionamentos. As prioridades são redefinidas, papéis transformados e o equilíbrio entre liberdade e responsabilidade tem de ser redefinido.

 

A constituição de uma família requer a redistribuição de recursos como tempo, energia, dinheiro e até horas de sono e, por um tempo, o relacionamento de casal fica em segundo plano. Usualmente o sexo fica por último na lista de prioridades. Um novo bebê pode esgotar física e psicologicamente os pais por meses e anos, mas ainda assim é possível manter uma vida a dois satisfatória e reacender a chama do desejo. Só que agora é preciso um esforço a mais e muito, muito planejamento.

 

Seguem algumas dicas práticas para ajudar a criar espaço para si-próprio e para o relacionamento após o nascimento dos filhos:

 

Solicite ajuda: Peça a parentes e amigos para ajudar com a criança e crie redes de suporte mútuo com outros pais. Busque e peça ajuda; desta forma é possível conseguir tempo livre.

Fiquem acordados sem compromisso: De tempos em tempos planejem saídas sem hora para voltar. A criança precisa ter uma rotina de sono, mas como adultos é preciso experimentar a excitação de uma noite juntos ou de um passeio no qual vocês possam ser livres para “fazer o que der vontade”.

 

Facilite a alimentação: O preparo da alimentação costuma roubar muito tempo de convivência e gerar a sensação de sobrecarga. Busque alternativas e organize refeições saudáveis para si e para a família de forma mais prática. Se necessário busque ajuda de um nutricionista.

 

Priorize atividades individuais: Assegure que cada pessoa no relacionamento tenha um tempo só para si, de forma a preservar a individualidade. Não se sinta culpado (a) de fazer algo exclusivamente para si. Um tempo pessoal é fundamental para se sentir completo como indivíduo, e é crucial para que o relacionamento a dois mantenha-se interessante e cheio de desejo.

 

Quebre a rotina e planeje um tempo a dois: Aqui o importante é planejar. Depois do nascimento do bebê é praticamente impossível qualquer atividade sem planejamento, inclusive namorar e fazer sexo. Planejar pode ser uma excelente preliminar para o casal, deixá-los esperando e excitados por aquele momento único a dois. Nunca menospreze o planejamento nesta etapa da vida.

 

Se precisar de ajuda extra para se adaptar nesta nova fase da vida e do relacionamento, busque a ajuda de um profissional psicólogo especialista em sexualidade.

Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square